domingo, setembro 30

"Camarões panados"

750g de camarões (tamanho médio); 3 colheres (sopa) de farinha maisena; 3 colheres (sopa) de farinha; 1 colher (chá) de fermento em pó; meia chávena de leite; sal; óleo para temperar.

Molho: 2 colheres (sopa) de óleo; 4 colheres (sopa) de vinho do Xerez; 1 dente de alho moído; sal.

Descasque os camarões crus, deixe as caudas e tire o veio escuro do lombo, dê um golpe ao comprido sem separar as duas partes. Num recipiente misture as duas farinhas, o fermento,o sal e o leite. Bata tudo com um batedor manual de varas, até obter uma massa fina. Envolva cada um dos camarões neste polme e frite em óleo bastante quente, até alourarem. Escorra o excesso de gordura sobre papel absorvente. Prepare o molho. Numa caçarola, leve ao lume o óleo, o xerez, o dente de alho e um pouco de sal. Aqueça e sirva com os camarões.

"Receitas com Vinho"

O Triunfo de Baco ou Os Ébrios, de Velázquez, Museu do Prado, Madrid

"Deus apenas fez a água, mas o homem fez o vinho." Victor Hugo

Como sabemos, o vinho é uma bebida resultante da fermentação alcooólica do sumo de uva. As calorias que fornece dependem do teor alcoólico e dos hidratos que possui. Em geral, o teor alcoólico varia entre 7 e 24 gramas por cento, o que faz com que 100 gramas de vinho forneçam de 49,0 a 168,0 calorias em média! Contém ainda sais minerais e uma pequena quantidade de proteínas. De modo geral, esta bebida facilita a digestão dos alimentos à medida que estimula os movimentos do estômago.

sábado, setembro 29

"Perdizes de Outono"

2 perdizes; 2 cebolas; 2 dentes de alho; 1 dl de vinho da Madeira; 0,5 dl de conhaque; 1 dl de vinho branco; 200g de cogumelos; 2 colheres de sopa de natas; 4 fatias de pão; 150g de bagos de uvas moscatel (brancas e pretas); alecrim; sal e pimenta q.b.


Prepare as perdizes cortando-as ao meio e reserve os fígados. Aloure as perdizes em margarina e tempere com sal e pimenta moída na ocasião. Depois junte as cebolas e os alhos, finamente picados, e deixe cozer sobre lume brando. Regue com o vinho da Madeira e com o conhaque, aquecidos, e puxe fogo. Adicione o vinho branco e os cogumelos. Polvilhe com o alecrim e deixe apurar, com o recipiente destapado, durante cerca de 15 minutos. Retirar as perdizes e os cogumelos e mantenha-os quentes. Pique os figados das perdizes e junte-os ao molho. Deixe cozer um pouco, depois reduza-os a puré com a varinha mágica, junte as natas e mexa.
No prato de serviço, disponha sobre as fatias de pão, as perdizes e os cogumelos. Regue com o molho e enfeite com os bagos de uva. Sirva com puré de batata e couves-de-bruxelas.






quinta-feira, setembro 27

"Chá das Sogras"

- A minha sogra vem passar a tarde cá a casa! O que sugeres que lhe sirva? Perguntou-me a Célia, muito insegura... No meio de uma risada respondi-lhe:- Simples, serve um chá forte com uns biscoitos, feitos pelos teus filhotes, ou com um bom bolo de chocolate. Ela vai adorar!

Pois é amiga, como prometi aqui ficam algumas sugestões que não te vão deixar ficar mal... experimenta e amanhã conta-me como foi! Beijos doces.

O chá pode ser: preto; de caramelo;maçã-canela ou manga-pêssego.Deixam no ar um aroma quente e doce, genial para sogras!

Serve com: Bolinhos com geleia ou com Bolinhos com cerejas. É claro que podes optar sempre pelo belo bolo de chocolate - receita da minha titi Ana.

Bolinhos com geleia

500g de açúcar; 10 ovos; 600g de farinha; 1 colher (café)com fermento em pó.

Bater os ovos com o açúcar, depois adicionar a farinha e o fermento em pó, mexer suavemente sem bater!
Fazer montinhos com cerca de 4cm de diâmetro sobre o tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha, utilizando um saco de pasteleiro de boca lisa. Levar ao forno pré-aquecido a 280º. Vigiar a cozedura!
Servir frios com geleia (a gosto).

Bolinhos com cereja

500g de manteiga; 500g de açúcar; 4 ovos; 250g de farinha, raspa da casca de um limão; 300g de amêndoa ralada; 125g de cerejas cristalizadas; 100g de açúcar em pó; sumo de limão.

Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicionar os ovos ao creme e mexer. Depois ,juntar a farinha, a raspa do limão e as amêndoas. Mexer todos os ingredientes até ficarem bem ligados.
Dividir a massa em 5 partes iguais. Moldar uma das partes em forma de rolo. Cortar em 6 partes iguais e dispor num tabuleiro, previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha, fazendo "SS" com a massa. Colocar metade de uma cereja em cada curva da massa.
Repetir o processo para a restante massa. Levar ao formo previamente aquecido a 180º(durante 10 minutos).
Num recipiente à parte, misturar o açúcar em pó com sumo do limão, até ficar grosso. Com uma colher de chá, distribuir o preparado pelos bolinhos.Deixar arrefecer e delicie-se.

Bolinho de chocolate da minha titi

1 chávena de açúcar; 1 chávena de chocolate em pó; 2 chávenas de farinha; 1 colher (chá) de fermento em pó; meia chávena de óleo; 1 chávena com água a ferver; 4 ovos.

Misturar o açúcar com os ovos, mexer bem até obter um creme esbranquiçado. Juntar o chocolate em pó e a farinha com o fermento a pouco e pouco, mexer. Depois o óleo e finalmente a água a ferver. Misturar muito bem todos os ingredientes!
Untar uma forma de chaminé com manteiga e polvilhar com farinha. Levar ao formo pré-aquecido a 180º durante cerca de 35 minutos. Retirar e deixar arrefecer...

segunda-feira, setembro 24

"Sugestões de Outono"

Creme de cogumelos
500gr de cogumelos frescos; 1 colher (sopa) de vinagre; 1l de leite; 2 cebolas médias; 1dl de natas frescas; 50gr de margarina; 2 gemas de ovo; sal e pimenta preta moída q.b.

Lavam-se os cogumelos em água corrente e deixam-se, durante trinta minutos, dentro de um recipiente com cerca de 1,5l de água e o vinagre.
Passam-se novamente por água e põem-se em lume brando a cozer em leite, com as cebolas, previamente descascadas, lavadas e cortadas em quartos, durante 25 minutos... Depois de cozidos retiram-se algum (cerca de meia dúzia) e reservam-se. O restante desfaz-se com o triturador e passa-se por um passador de rede fina. Volta a lume brando com as natas e a margarina levemente batidas com as gemas de ovo, mexendo sempre.
Deixa-se fervilhar durante 12 minutos e tempera-se com sal e pimenta, serve-se morno, distribuindo pelos pratos os cogumelos que estavam reservados.

Bom apetite!