quarta-feira, dezembro 23

"O Presépio do Salvador"


Digam lá se o menino é, ou não é, um grande artista? As figuras foram realizadas pelo Sal, a cabaninha foi o avô Chico!

É o Presépio mais lindo do mundo!

Fim-de-semana na Serra da Estrela

Pois era… a intenção era boa, fim-de-semana na Serra, brincar na neve… Não estávamos era a contar com o frio!

O termómetro marcava -9 graus e eu mal consegui sair do carro. Apesar de tudo o Sal e o papá divertiram-se à grande… foi até partir o lindo trenó.

E é claro, paragem obrigatória em Valhelhas, para saborear o excepcional “javali” e a alheira de caça, do restaurante “Valécula”… divinal, como sempre! (já aqui referi este restaurante num outro post) e também em Seia, no restaurante “Camelo”, o bacalhau com broa, aquela hora… caiu na perfeição!

A visita ao Museu do Pão… onde o pequeno artista da família deu larga à sua imaginação!
Para Fevereiro esperamos lá voltar, mas desta vez que esteja a nevar e não faça tanto frio!

segunda-feira, dezembro 7

"Coscorões"


Ingredientes:500 g de farinha; 1 dl de leite; 25 g de fermento de padeiro; raspa de 1 laranja; 3 ovos; 4 colheres de sopa de aguardente; óleo, açúcar e canela q.b.

Preparação: Dissolva o fermento no leite morno, junte a farinha. Amasse bem e adicione a aguardente, a raspa da laranja e os ovos. Volte a amassar, tape com um pano de cozinha e deixe levedar, de um dia para o outro, em local fresco.

No dia seguinte, estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada, corte os coscorões e frite-os em óleo bem quente. Escorra-os sobre papel e passe-os por uma mistura de açúcar e canela.

E chegou o Natal!!!

Dezembro é o meu mês favorito!

Adoro o Natal... os enfeites, as comidinhas, a ceia em família...

Tudo começa com o jantar em casa da mãe Zéza e do pai Chico, com os sobrinhos a bisa, o mano... e nós! Na ementa não pode faltar o belo do bacalhau com todos ( o maridão ama) e o galo no forno... já me está a crescer água na boca! Depois são todos aqueles doces: as filhós, as broas, o tronco de Natal, as rabanadas, o arroz doce... e tudo e tudo!
Quando chega a meia-noite é a loucura! os míudos a abrirem as prendas... A avó Zéza nunca falha: há sempre um pijaminha para cada neto! Eles adoram.
Já conto os dias que faltam, estou ansiosa! Já enfeitei a casa toda e o Sal decorou a árvore de Natal! Está linda... como ele.