quarta-feira, dezembro 8

"Iogurteira"

Numa ida ao hipermercado, dou de caras com aquele aparelho fantástico que a minha mãe usava… a iogurteira! As recordações soltaram-se… e claro que não consegui resistir!

Cheguei a casa e deitei mãos ao trabalho. Preparei “iogurte com doce de morango”. Ficou divinal!
Ingredientes: 4 colheres de doce de morango; 1 iogurte natural; 1 litro de leite gordo.
Confecção: Misturar bem o leite com o doce, juntar o iogurte natural e bater tudo na misturadora. Distribuir pelos copos e colocar na máquina.*

*Nota: para obter óptimos iogurtes são necessárias entre 8 a 12 horas.

"Pizza de presunto serrano"

Cá em casa gostamos muito de pizza... principalmente o Sal. Mas hoje não vou mostrar a pizza favorita dele... vou deixar-vos com a seguinte sugestão: Pizza de presunto! É uma delicia!


A massa preparamos na máquina de fazer pão mas acrescentamos um pouco de sal e um fio de azeite. Depois da massa estar esticada cortamo-la em forma de círculo e colocamo-la na forma. Deitamos uma concha de molho de tomate e colocamos queijo ralado tipo parmesão até cobrir completamente a base. Dispomos o presunto cortado em pedaços por cima. Levar ao forno pré-aquecido.

"Pão de alho"

Ingredientes: 1 pão tipo baguete; manteiga; alho em pó.

Confecção: Corte a baguete dando golpes na vertical, reserve. Num recipiente coloque a manteiga (deverá estar à temperatura ambiente) e junte o alho em pó, envolva muito bem até formar uma mistura homogenea.
Barre o pão com o preparado. Disponha o pão numa folha de alumínio e feche só nas extremidades. Leve ao forno pé-aquecido.

" bolo de aniversário"


Aqui fica mais uma habilidade desta fantástica equipa de “cozinheiros amadores” cá de casa!

Estamos a falar da minha pessoa e do meu filhote… o Sal!

Por estes dias que passaram o meu marido fez anos… o Sal queria surpreender o pai e foi então que nos surge a ideia de fazermos um bolo de aniversário com o “B” que é a primeira letra do nome do Bruno!

Foi muito simples a base é feita de bolo de iogurte, depois cortamos o bolo em forma de “B”, fizemos um Glacê e com uma bisnaga de chocolate (que compramos no supermercado) concluímos os efeitos.

O resultado foi espectacular! O pai ficou todo babado… muitos parabéns e pró ano conta com outro!

“Conta-me como foi…”



Ainda se lembram das caixas metálicas da “Farinha Maizena” que as nossas avózinhas usavam?


Encontrei, num hipermercado, uma promoção irresistível… por dois pacotes de farinha, oferta da caixa metálica! Não resisti, é uma relíquia…

domingo, novembro 21

"Bolo Rei"


Ingredientes: 1,250 Kg de farinha de trigo; 50 g de fermento de padeiro; 3 dl de leite; 250 g açúcar; 12 ovos; 300 g de manteiga; 1 colher de chá com sal; 150 g de passas; 100 g de ameixas; 100 g de amêndoas ; 150 g de nozes; 150 g de pinhões; várias frutas cristalizadas.


Confecção: Amassam-se metade da farinha com cinquenta gramas de fermento de padeiro desfeito num decilitro de leite morno, tapa-se bem e deixa-se a massa a levedar em sítio preferencialmente quente , por cerca de 3 horas. À parte deita-se num alguidar a outra metade da farinha, amassando-a com duzentos e cinquenta gramas de açúcar em pó, seis ovos inteiros, seis gemas, trezentas gramas de manteiga derretida, com o sal fino e dois decilitros de leite, devendo ficar uma massa consistente (pode-se deitar mais leite se for necessário se a farinha estiver muito seca).


Misturam-se com farinha que se amassou com o fermento, amassando tudo bem, até ficar uma mistura bem homogénea. Juntam-se cento e cinquenta gramas de passas, cem gramas de ameixas de cortadas aos quartos e sem caroço, cem gramas de amêndoas peladas, cento e cinquenta gramas de nozes cortadas em quatro bocados e cinquenta gramas de pinhões; amassa-se novamente para incorporar bem na massa todos os elementos que se juntam, cobrindo-se com um pano deixando levedar até aumentar o volume, por cerca de 3 horas, sendo preferível preparar a massa à noite para cozer no dia seguinte.


Estando a massa bem levedada, fazem-se bolos em coroa, pondo-se no vazio do centro uma tigela ou um copo para não fechar; por cima da massa põem-se as frutas secas cristalizadas e algumas amêndoas e nozes, polvilhando com açúcar em pó. Levar ao forno bem quente. Antes de pôr no forno, pode-se pintar a massa por cima com gema de ovo.

"Azevias de grão"

Ingredientes para o recheio: 200 gr de grão; sal q.b ; 6 gemas; 1 colher de sobremesa de canela; raspa de 1 limão; 60 gr de amêndoa moída;


Ingrdientes para a calda: 1/2 dl de água ; 125 gr de açúcar;

Ingredientes para a massa: 250 gr de farinha; 2 ovos; 1 colher de sopa de manteiga ; 1 colher de sopa de banha; água morna e sal q.b.; óleo para fritar; açúcar e canela para polvilhar.


Preparação do recheio: Coza o grão em água temperada com sal. Escorra e passe pelo passe-vite e reserve.

Preparação da calda: Leve ao lume o açúcar com a água, até atingir o ponto de fio. Separe as claras, bata as gemas e verta-lhes a calda em cima, em fio, sem parar de mexer. À calda, acrescente a canela e a raspa do limão, mexa e junte o puré de grão e a amêndoa. Leve a mistura a lume brando, mexendo até engrossar. Retire e deixe arrefecer.

Preparação da massa: Misture a farinha e os ovos inteiros junte a manteiga e a banha. Enquanto amassa acrescente água morna, até obter uma massa boa para tender.Estenda a massa sob uma superfície enfarinhada até que fique com uma espessura fina. Disponha montinhos de recheio frio (cerca de uma colher de sopa) e dobre a massa por cima (tipo rissol). Com uma serrilha ou boca de um copo, corte a massa como se fossem rissóis. Frite as azevias em óleo bem quente, de ambos os lados. Escorra sobre uma rede e ainda quentes passe-as por açúcar e canela.

domingo, novembro 7

"Fondue de Chocolate"



Esta sobremesa é muito simples e muito... muito saborosa! Fica sempre bem e quando a companhia é boa...


Ingredientes: 1 tablete de chocolate de culinária; fruta variada.

"Requeijão com doce de Abóbora"



Cá em casa adoramos... como entrada ou como sobremesa... é divinal!

Quiche de Atum

Ingredientes: 1 embalgem de massa folhada; 2 latas de atum; 1 cebola; 3 dentes de alho; azeite; 200ml de bechamel; queijo parmesão ralado; sal e pimenta.

Confecção: prepare a massa folhada de acordo com as indicações da embalagem, leve ao forno até alourar. Numa frigideira prepare um refogado com o azeite, a cebola e os alhos, picados finamente. Junte o atum, previemente desfeito, junte por fim o molho bechamel, envolva tudo muito bem até formar uma mistura homogénea, tempere com sal e pimenta.
Retire a massa do forno e coloque o preparado. Coloque o queijo ralado por cima e leve ao forno até o queijo gratinar!

sexta-feira, outubro 22

"Folhadinho de Salsicha"

Ingredientes: 1 lata de 8 de salsichas pequenas; 200 gr de massa folhada; 2 gemas de ovo; 1 colher de sopa de óleo.


Confecção: Aqueça as salsichas. Escorra e deixe arrefecer. Abra a massa folhada sobre a pedra mármore enfarinhada na espessura de 2mm.

Recorte em retângulos pequenos, coloque a salsicha enrole e feche com um palito. Ponha os folhados num tabuleiro e ir ao forno, untado com manteiga. Misture as gemas com o óleo e pincele-os.

Leve ao forno previamente quente por cerca de 15 minutos.

Pode servir os folhadinhos como aperitivo, cortando-os em rodelas.

terça-feira, outubro 5

"Café com Natas"

A noite estava fria e apetecia-nos algo quente, algo aconchegante... que nos aquecesse a alma... um café com natas!


Ingredientes: Café; 1 pacote de natas (200ml); açúcar.


Tirei o café da "Dolce Gusto" directamente para o copo, coloquei o açúcar (pra quem gosta de açúcar no café). Bati as natas e acrescentei 2 colheres de sopa de açúcar. Depois coloquei duas colheres de natas em cima do café.

"Naco de novilho na pedra"

Ingredientes: 1 naco de novilho por pessoa; batatas fritas; fruta variada; molho rosa; sal grosso q.b, pimenta preta de moinho q.b.


Confecção: Coloque a pedra no forno até ficar muito quente (aproximadamente 30 minutos). Tempere a carne com sal grosso e com pimenta moída no momento.


Disponha a fruta num prato de servir com o molho rosa. Acompanhe com batatas fritas.

domingo, outubro 3

"Dolce Gusto"

Já não passo sem a "Dolce Gusto".

Este Natal faz três anos que adquiri a minha!


https://www.dolce-gusto.pt/PT/Pages/Home.aspx

"Pudim das 3 cores"

Este doce tem três características: é bom, é de fácil confecção e é muito acessível $$$!



Ingredientes: 1 pudim tipo "Boca Doce" de chocolate, 1 de morango, 1 de caramelo; palitos La Reine; 200ml de natas; 2 colheres de açúcar.


Cubra o fundo da taça de servir com os palitos, entretanto prepare o pudim de chocolate, seguindo as indicações descritas na embalagem. Verta o pudim para a taça, reserve no frigorífico.


Prepare o pudim de morango... volte a colocar mais uma camada de palitos sobre o preparado anterior e verta-o na taça, repita a mesma operação para o pudim de caramelo.


Para a cobertura, bata as natas com o açúcar "em castelo", cubra o doce e enfeite com morangos ou raspa de chocolate...


Leve ao frigorífico e retire só na hora de servir!

"Marmelada"

A minha avó tinha um enorme marmeleiro no quintal... era nesta altura do ano que fazia "marmelada"...

Quando esta semana vi marmelos à venda, na mercearia da Dona Delfina, lembrei-me daqueles velhos e bons tempos! Juro que até senti o cheiro no ar... não resisti... ficou "quase" igual à tua, querida avózinha...

Ingredientes: 1 kg de marmelos; 500g de açúcar mascavado; Água q.b.; 2 paus de canela; uma casca de limão; 1 pitada de sal.

Retire a pele e as sementes aos marmelos. Parta-os em quartos. Leve-os ao lume, num tacho com água, junte os paus de canela, a casca do limão e uma pitada de sal. Depois de começar a ferver, deixe cozer cerca de 10 minutos, até que fiquem macios.

Escorra bem os marmelos, e passe-os pelo passe-vite para obter um puré. Leve o puré ao lume, num tacho de fundo grosso, junte o açúcar mascavado e vá mexendo para que o açúcar se dissolva e a marmelada ganhe ponto.

Estará pronta, quando ao mexer com uma colher de pau, conseguir ver o fundo do tacho durante uns instantes (quanto mais tempo estiver ao lume mais rija ficará a marmelada depois de arrefecer, e assim poderá ser cortada às fatias, na hora de comer, em vez de ser barrada).

Retire do lume e disponha-a em taças, reserve no frigorífico.

"Fondue de carne"

Cá em casa adoramos! É sempre agradável comer... conversar... e o fundue presta-se muito a este tipo de situação. Para acompanhar um bom vinho e quanto à sobremesa... tudo menos fruta!


Ingredientes: 500g de carne de vitela; 250g de lombinho de porco; Batatas fritas; Pimenta de moinho; Sal grosso; Louro; 0,5 l de óleo;Fruta variada; Vários molhos (base maionese).


Leve a aquecer o óleo na panela do fondue, juntando-lhe a rolha da garrafa do vinho. Corte a carne em cubos e coloque numa travessa. Cada convidado deve espetar um pedaço de carne do garfo e, após tê-lo frito a seu gosto no óleo quente, passa-o por um dos molhos*. Acompanhe com batatas fritas e fruta variada como manga, papaia, maçã, ananás, banana, pessego...


*Molhos:

Pickles: misture 3 colheres de sopa de maionese com 1 colher de sopa de pickles triturados.

Doce de amora: misture 2 colheres de sopa de maionese com 1 colher de sopa de doce de amora.
Alho e salsa: misture 3 colheres de sopa de maionese com 2 colheres de chá de alho em pó e salsa picada.

Cocktail: misture 3 colheres de sopa de maionese com 1 colher de sopa de ketchup e 1 colher de sobremesa de molho inglês.

sábado, setembro 25

"Bolo de Amêndoa"

Esta receita é da minha mãe, cozinheira de mão cheia… que felizmente adora partilha-las comigo!
Era no Natal que a mãe Zéza fazia este delicioso bolo, o cheiro das amêndoas a torrar, dos coscorões estendidos no balcão da cozinha…que saudades… serão sempre boas recordações!

Ingredientes: 250g de amêndoa moída com pele; 250g de açúcar; 6 ovos; 150g de farinha.
Cobertura: 250g de açúcar, 1 chávena almoçadeira com água; 6 gemas.

Preparação: Separe as claras das gemas dos ovos, bata as gemas com o açúcar, as claras em castelo. Mexa bem, até formar um creme homogéneo, por último junte a farinha, envolva tudo muito bem e deite numa forma (rectangular) que esteja untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno, previamente aquecido, por cerca de 25 minutos.


Cobertura: Leve ao lume um tacho com a água e o açúcar, até fazer "ponto de pérola". Retire do lume e deixe arrefecer. Numa taça bata as gemas com uma faca e deite "em fio" sem parar de mexer para o tacho que contém o preparado anterior. Levar novamente ao lume até engrossar. Cobrir o bolo mas só depois deste ter arrefecido.

Bom proveito!

"Tortilha de camarão"

Ingredientes: 300 g de batatas para fritar; 1 cebola; 300g de camarão médio cozido; 4 ovos; Azeite; Sal e pimenta q.b.


Confecção: Descasque as batatas, corte-as em cubos e frite-as ligeiramente até ficarem alouradas.
Pique finamente a cebola. Bata os ovos e tempere com sal e pimenta a gosto. Numa frigideira disponha um pouco de óleo, depois de este estar quente deite metade da mistura dos ovos, coloque as batatas e por último o camarão. Ponha um prato na "boca" da frigideira e com um movimento único vire esta, de forma que o conteúdo fique todo no prato. Volte a colocar na frigideira um pouco de óleo e quando este estiver quente verta o resto da mistura dos ovos, deixe fritar um pouco, com muito cuidado coloque o preparado que está no prato na frigideira, espere até dourar de um lado e depois vire para dourar no outro (sempre no sistema do prato na "boca" da frigideira. Acompanhe com salada!

"Espetada de frutos"

Para os meninos que dizem não gostar de fruta... aqui fica uma sugestão: "espetada de frutos".
É muito simples basta adquirir uns pauzinhos para espetadas, fruta de cores variadas e dar largas à imaginação. O resultado... muito bom!

"Bavaroise de Lima"

Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 400ml de natas; 4 folhas de gelatina; 4 limas.



Preparação: batas as natas até ficarem no ponto. Junte o leite condensado, demolhe as folhas de gelatina em água fria, escorra as folhas e leve ao microondas para derreter. Esprema as limas junte o sumo ao preparado anterior, misture bem e deite numa taça. Leve ao frigorífico. Na altura de servir decore com rodelas e raspa de lima.

segunda-feira, setembro 20

"Frango no forno"

Aqui fica mais uma sugestão “frango no forno”, esta foi criada pela minha mãe e cá em casa faz sempre furor! É um dos pratos preferidos do Sal.
Ingredientes: 1 frango; mostarda de Dijon; alho em pó; folha de louro; sal; sumo de 1 limão; manteiga.

Preparação: numa tigela coloque duas colheres de sopa de mostarda, o alho em pó, a folha de louro partida em pedaços e o sumo do limão. Mexa muito bem até obter uma mistura homogénea. Corte o frango em pedaços, tempere com sal. Coloque num pirex, de ir ao formo, quatro nozes de manteiga e disponha o frango, pincele com a mistura preparada leve ao forno, este deve estar pré-aquecido, vá pincelando o frango consoante o vira, deixe-o ficar bem lourinho e estaladiço. Sirva com salada, batatas fritas e arroz branco.

"Sal marinho"

Sabia que... numa alimentação saudável uma das primeiras alterações é fazer substituir o sal refinado pelo sal integral!
"(...) o sal marinho integral é naturalmente húmido e preserva muitos dos minerais e oligoelementos inexistentes no refinado. No sal marinho integral encontramos uma quantidade aceitável de cálcio e magnésio. (...) é essencial para a criação de um bom sangue, fluidos corporais assim como para os sistemas digestivo e nervoso (se não for consumido em excesso)."

Bombons



Esta semana recebi uns bombons vindos directamente de Genève! Deliciosos… Obrigado marido!




http://www.canonica.com/

Bavaroise de Morango

Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 400ml de natas; 4 folhas de gelatina; 500gr morangos.

Preparação: batas as natas até ficarem no ponto. Junte o leite condensado, demolhe as folhas de gelatina em água fria, escorra as folhas e leve ao microondas para as derreter. Triture os morangos até obter um creme, junte metade ao preparado, deite numa taça leve ao frigorífico. Na altura de servir coloque o creme de morangos que reservou sobre o doce.

quarta-feira, setembro 8

"Máquina para fazer massas"

E finalmente chegou a minha “Pasta Aid – Sara 150”. Dá para realizar 3 tipos de massas: spaghetti, fettuccine e lasagne!

Já experimentei a fettuccine e o resultado foi muito bom! É muito simples, a receita básica por pessoa é a seguinte: 125gr de farinha de trigo e um ovo (se possível não utilize ovos frios acabados de sair do frigorífico).

Colocar a farinha numa taça e juntar os ovos. Misturar muito bem com um garfo até obter uma massa uniforme e depois amassar com as mãos até que esta fique lisa e firme. Tirar a massa da taça e cortar em pedaços. Escolher o tipo de massa que pretende elaborar e colocar no orifício de corte da máquina. Deixar repousar em cima de um pano para que seque, durante uma hora aproximadamente.

Esta é a receita básica, mas existem muitas opções que irei explorar! Ainda durante esta semana pretendo fazer massa colorida! É muito fácil… depois demonstro.


quarta-feira, setembro 1

"Hambúrguer"

Os miúdos adoram comer hambúrgueres... e cá em casa são realizados por nós. Compro a carne picada misturo alguns ingredientes... para que estes fiquem seculentos e terrinhos!

Ingredientes: 750gr de carne picada (porco ou vaca); 1 cebola; 2 dentes de alho; sal; pimenta; noz moscada; louro; óleo e margarina.

Rale a cebola e os dentes de alhos, misture na carne. Com as mãos faça bolinhas e depois espalme para adquirir a forma convencional dos hambúrgueres. Tempere com sal, moz moscada e pimenta.

Numa frigideira coloque a margarina e o óleo, junte o louro e deixe aquecer bem. Frite os hambúrgueres. Acompanhe com uma salada, arroz e batata frita.

"Bolo de aniversário"

A base utilizada foi a do "bolo de chocolate", a cobertura*: chocolate branco. E para a decoração usei frutos silvestres.
O resultado é espantoso.
Para o recheio do bolo: doce de morango!
* a tablete de chocolate branco com cerca de 75gr de margarina no microondas até derreter, mexer bem até formar uma mistura homogénea, só deve colocar sobre o bolo quando este estiver totalmente arrefecido.

"Casinha de Chocolate"


E chegou mais um aniversário do meu "mais que tudo"... sete aninhos!
Os dois na cozinha a preparar as decorações para o bolo de aniversário... resultado: lindo!

"Foi o bolo mais giro que tive!" disse o Sal. O melhor é que foi totalmente realizado por nós.
A receita é muito simples (para a casinha): bolachas de baunilha; 1 tablete de chocolate escuro; smarties; margarina; palitos de madeira.


A construção pode ter qualquer forma! Nós escolhemos "a casinha de chocolate", só tem de efectuar a junção das bolachas através dos palitos de madeira. Levamos a tablete, partida aos pedaços, junto com a margarina (cerca de 75gr) ao microondas a derreter. Mexemos muito bem até ficar um creme muito liso e barramos a casinha! Só depois de estar totalmente solidificada é que colocamos os smarties. E está pronta!


Para completar a decoração colocamos ainda sobre o bolo uma cobertura de chocolate e sobre esta, coco ralado verde, a imitar relva (feito com corante alimentar verde).

O bolo foi de chocolate (minha receita) com recheio de doce de ovo, estava uma maravilha!


Bolo de chocolate: duas chávenas de açúcar; oito ovos; duas chávenas de farinha; uma chávena de farinha de fécula de batata; uma tablete de chocolate escuro; 1oogr de margarina; uma chávena de água a ferver.
Misture o açúcar com as claras, misture a farinha. Leve ao microondas a tablete em pedaços com a margina até derreter, misture até formar um creme liso, junte as gemas. Depois de tudo bem misturado junte ao preparado anterior. Volte a misturar tudo e no fim adicione a chávena de água bem quente. Unte um tabuleiro com manteiga e deite a massa do bolo. O forno deverá estar pré aquecido. O bolo levará a cozer cerca de 35/40 minutos a uma temperatura de 180º.
Parabéns meu pequenote!