A minha avó tinha um enorme marmeleiro no quintal... era nesta altura do ano que fazia "marmelada"...
Quando esta semana vi marmelos à venda, na mercearia da Dona Delfina, lembrei-me daqueles velhos e bons tempos! Juro que até senti o cheiro no ar... não resisti... ficou "quase" igual à tua, querida avózinha...
Ingredientes: 1 kg de marmelos; 500g de açúcar mascavado; Água q.b.; 2 paus de canela; uma casca de limão; 1 pitada de sal.
Retire a pele e as sementes aos marmelos. Parta-os em quartos. Leve-os ao lume, num tacho com água, junte os paus de canela, a casca do limão e uma pitada de sal. Depois de começar a ferver, deixe cozer cerca de 10 minutos, até que fiquem macios.
Escorra bem os marmelos, e passe-os pelo passe-vite para obter um puré. Leve o puré ao lume, num tacho de fundo grosso, junte o açúcar mascavado e vá mexendo para que o açúcar se dissolva e a marmelada ganhe ponto.
Estará pronta, quando ao mexer com uma colher de pau, conseguir ver o fundo do tacho durante uns instantes (quanto mais tempo estiver ao lume mais rija ficará a marmelada depois de arrefecer, e assim poderá ser cortada às fatias, na hora de comer, em vez de ser barrada).
Retire do lume e disponha-a em taças, reserve no frigorífico.