"Quem quer quentes e boas?" pregão popular
O frio aperta, as pessoas apressam-se na ânsia de chegar ao calor do lar... mas o cheiro que se desprende do assador de castanhas é quase magnético...
O aroma característico das castanhas assadas é, de facto um ex-libris da Lisboa Outonal, remetendo-nos para os magustos de S. Martinho devidamente regados com jeropiga! Tempos houve em que a castanha assumia as actuais funções da batata, acompanhando pratos de carne, aves e caça e integrando ainda algumas especialidades doces. Hoje em dia, os purés, guisados e recheios continuam a beneficiar da presença das castanhas, com o fácil recurso ao produto congelado a permitir contornar o problema da sua sazonalidade.
1 peru com miúdos (mais ou menos 4kg); 1,5kg de castanhas; 300gr de toucinho; 100gr de manteiga; 1l de água; 4 cenouras; 2 cebolas; 1 haste de aipo; 1dl de vinho branco; 2dl de caldo de carne; sal e pimenta em grão q.b.
Tempere o peru com o sal e pimenta, moída na altura. Lave as castanhas, faça-lhes um golpe circular a toda a volta e dê-lhes uma fervura em água e sal. Pele-as e leve-as de novo a cozer na água com o toucinho picado. Escorra e recheie o peru com metade das castanhas, esmagadas e o toucinho. Embrulhe o peru recheado numa folha de papel vegetal para cozinha e feche bem. Coloque num tabuleiro untado com manteiga e à volta disponha as cenouras, as cebolas cortadas em rodelas e o aipo. Junte um pouco de água onde cozeu as castanhas e o toucinho e coza em forno quente durante cerca de 1 hora. Retire o papel e leve ao forno mais 20 minutos para dourar. Retire o peru para o prato de serviço. Junte o vinho branco, o caldo de carne e a restante água da cozedura das castanhas ao molho do tabuleiro, coe por um passador e leve a lume forte para reduzir e apurar. Rectifique os temperos. Leve as restantes castanhas ao lume com a manteiga e 2 colheres de sopa do molho preparado e deixe estufar durante 10 minutos em lume brando.
Sirva o peru com as castanhas e o molho e acompanhe com salada.
Sem comentários:
Enviar um comentário