"Creme de castanhas"
Ingredientes: 1 kg de batatas brancas; 1 nabo médio; 250 g de castanhas; 1 talhadinha de presunto gordo(cerca de 30 g); 2,5 l de água; sal q.b.
Numa frigideira derrete-se a talhadinha presunto. Leva-se ao lume a batata, o nabo e o presunto derretido, que cozem na água. Quando a batata e o nabo estiverem bem cozidos, passam-se pelo passe-vite e volta ao lume.
Numa panela, à parte, dá-se uma fervura leve às castanhas, para que a casca saia bem. Depois de descascadas, cortam-se as castanhas aos bocadinhos, juntam-se ao restante caldo, temperam-se com sal e deixam-se ferver. Deve-se ter em atenção o tempo de fervura, pois se ferver de mais as castanhas desfazem-se.
"Caldo Verde à Antiga"
Ingredientes: 2 l de água; 450 g de batata; 500 g de couve galega; 2,5 l de azeite; sal q.b.
Ponha ao lume um tacho com água e sal. Ao ferver, deite as batatas descascadas e cortadas aos bocados. Estando cozidas, esmague-as, voltando a colocá-las na água da cozedura, juntando as folhas de couve cortadas para caldo verde, depois de bem lavadas em duas ou três águas. Junte o azeite e deixe levantar fervura por dois ou três minutos com o tacho destapado, para a couve ficar bem verde.
Sirva em tigelas, juntando uma rodela de chouriço para dar gosto. Acompanhe com broa de milho ou pão de centeio. Regue ainda com um fio de azeite.
"Creme de Ervilhas"
Ingredientes: 4 chávenas de ervilhas; 2 l de água; 1 pedaço de presunto; 1 folha de louro; 4 colheres de manteiga; 1 cebola grande picada; 1 l de leite.
Ponha as ervilhas a cozer nos dois litros de água temperada com o presunto e a folha de louro. Mantenha o lume brando durante a cozedura.
Ponha numa frigideira, a manteiga e a cebola picada e deixe alourar. Depois deite este refogado na panela onde estão as ervilhas e deixe no lume por mais cinco minutos. Retire do lume e passe o creme num passador fino.
Junte a esse creme um litro de leite a ferver e leve ao lume para ferver mais um pouco. Sirva acompanhado de cubos de pão torrado.
Sem comentários:
Enviar um comentário