Que a minha terra amei e a minha gente"
Correia Garção
Depois de uma manhã estonteante e repleta de brincadeira, começamos a descer e paramos naquele "paraíso que se esconde entre montes da Serra da Estrela"...
Localizado no centro de Valhelhas, no largo do Pelourinho, o restaurante Vallecula (antigo nome romano de Valhelhas) é um espaço agradável onde a comida é tradicional mas que no entanto reserva surpresas ao palato.
Um dos maiores atractivos da região da Serra da Estrela são as suas bonitas e tradicionais aldeias.
Na pitoresca aldeia de Valhelhas, numa casa de xisto bem recuperada, vamos encontrar este restaurante (a funcionar desde Julho de 2000) dedicado à confecção de algumas das mais apreciadas especialidades beirãs.
O serviço afável e o proprietário Sr. Luís Castro é conhecedor de toda a região e dos requintados sabores. Casa pequena, toda em pedra com muita madeira, com um balcão em frente, que antecede a cozinha, em cima do qual se dispõem peças decorativas.
Um agradável ambiente... começamos com uma farinheira e uns peixinhos do rio em vinha d'alho, muito bom!
O simpático Sr. Luís sugeriu-nos um "javali de montada" e concordamos afinal a tarde prometia...
E chega o dito, acompanhado por um arroz de frutos secos, bem soltinho e por umas migas. Tudo estava divinal! O vinho tinto da casa não se deixou ficar atrás deste manjar dos Deuses.
Para terminar umas "papas de carolo". Quando nos apercebemos já estavamos no fim da tarde. Foi perfeito... a comida, o local e a companhia claro! Vamos voltar...
Sem comentários:
Enviar um comentário